ESCOLHER… FAZER ESCOLHAS…

Por: Trocando Figurinhas

Você sabia que por mais indecisos que sejamos, todos os dias precisamos fazer escolhas básicas e a maioria delas não requer nenhum tipo de reflexão. Sabe por que isso ocorre? Por que nosso cérebro está no piloto automático.

 ESCOLHER… FAZER ESCOLHAS… ESCOLHA 

Ou seja, preferência que damos a algo ou alguma coisa que se encontra entre outras.

Para entendermos melhor como o processo de escolha se dá é importante entender um pouco sobre o funcionamento do nosso cérebro. Existe no nosso cérebro uma estrutura chamada de cérebro trino que é dividida em 3 estruturas bem distintas, juntas são responsáveis por controlar como reagimos instintivamente ou através das escolhas e , são elas:  Cérebro Reptiliano, Sistema Límbico e Neocortex.

cerebro-trino

Vamos entender melhor estas áreas:

Cérebro reptiliano (Primitivo): Está localizado na parte mais baixa do cérebro, onde se localiza o tronco encefálico. Se chama assim porque aparece na escala evolutiva como responsável por nossos instintos de proteção, reações automáticas e de vigília. Tem relação com as nossas necessidades básicas e essenciais como:Cérebro reptiliano (Primitivo)

  • Sono
  • Frequência respiratória
  • Fazer o coração bater
  • Transpirar
  • Digestão

Reações Instintivas: Tem   relação com as ações que são básicas e primitivas. A neurociência explica que está mais relacionada com a interação da amígdala com o neocortex, pois é ela tem a função de emitir alertas indicando que precisamos reagir a algo, seja para se proteger fugindo ou lutando  e também para sobreviver ex: comendo. A amígdala vai aprendendo a reagir de acordo com o aprendizado que temos ao longo da vida

Exemplo: Se uma criança escuta um som alto de um fogo de artifício e a família tenta protege-la daquilo evitando que escute ou consolando se chorar, isto irá gerar um sentimento de insegurança que será armazenado e consequentemente ao ser submetida a mesma situação a reação será de procurar proteção. Isto ocorre em outras situações como medo de falar em público, medo de não ser amada, de fracassar, ser julgado, doenças, receber um “não”, lugares fechados, voar, escuro etc. 

Sistema Límbico (Emocional) Está localizado na parte média do cérebro. Conhecido cerebro-trinocomo cérebro emocional, sendo responsável por nossas emoções, comportamentos emotivos, aprendizado e memória, regulação dos hormônio e reações emocionais, ou seja ele nos ajuda a tomar decisões que mexem com nosso bem estar:

Escolhas Emocionais

  • Viver muito bem com todo mundo ou viver muito mal até consigo mesmo.
  • Modificar o mau humor dos outros ou se deixar contaminar.
  • Interagir ou ficar na sua.
  • Realizar muito bem suas atividades ou fazer o básico deixando que outros façam por você.
  • Decidir como deseja que seja o seu dia, a sua vida, o seu mundo.
  • Decidir tornar-se uma pessoa quase indispensável, pela sua forma de ser.

Escolhas da nossa rotina que não requer muita reflexão

  • Permanecer na cama, esquecendo as horas, ou levantar.
  • O que comer no café da manhã.
  • Desejar bom dia ou resmungar qualquer coisa, ou ficar calado.
  • Sair de carro, dar uma caminhada, correr para não perder a condução ou fazer de conta que não tem compromisso nenhum.
  • Ser gentil no trânsito, cedendo a vez a outro carro em um cruzamento complicado, ou fazer de conta que ninguém mais existe no caminho além de você mesmo.
  • Não jogar nada pelas janelas do carro, ou emporcalhar todo o caminho por onde passa, tudo é questão de escolha.

Você já se perguntou porque estas decisões não precisam de reflexões profundas?

Neocortex: Existe uma parte do cérebro chamada de neocortex, localizado no lobo frontal, responsável por várias funções cognitivas como análises, percepção, escolhas, sendo a parte maior e mais evoluída do cérebro. Ele é o responsável pela consciência e o raciocínio lógico, distinguindo os humanos dos outros animais dando ao ser humano o status de ser superior.cerebro-trino

Escolhas que se tornam hábito

  • Acordar cedo
  • Tomar café com ou sem açúcar
  • Fazer coisas em um mesmo horário etc.

Sendo o neocortex a parte mais evoluída, como é que ele aprende?

Ele aprende com base nas nossas memórias que são fortalecidas pela repetição, ou seja se sempre fazemos as mesmas coisas em determinada situação ele saberá o que fazer mesmo sem ter refletir (piloto automático) Ex: respirar, andar de bicicleta, dirigir, mastigar etc.

Agora que já falamos sobre o funcionamento básico do cérebro vamos entender a relação com as escolhas

As escolhas são parte da nossa rotina e na sua maioria acontecem tão naturalmente evitando a necessidade de reflexões profundas. Por exemplo para se vestir levamos em considerações os fatores climáticos e os itens que já pré-selecionamos no processo de compra, o mesmo para alimentação e lazer.

Por isto é tão natural diante da necessidade de decidir sentirmos angústia e medo, pois temos a consciência de que se precisamos refletir para escolher, trata-se de algo realmente importante.

“Cada um de nós tem a responsabilidade de escolher. Talvez perguntem: As decisões são realmente importantes? Digo-lhes que as decisões determinam o destino. Vocês não podem tomar decisões eternas, sem consequências eternas.” —Thomas S. Monson (presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias).

Vamos falar de alguns itens que podem nos dar suporte no processo de escolha.

Classificar a importância da decisão

Esta reflexão está relacionada, na verdade, com o grau de responsabilidade que a aquela escolha possui e o impacto sobre as demais.  Exemplo. Se decide estudar fora, precisa assumir viver longe do seu ciclo e perder momentos da vida das pessoas que são importantes para você, isto não deve ser um problema se está alinhado com seu propósito, mas precisa ser ponderado para que não sofra com a decisão e aproveite a jornada. A decisão de estudar fora é para uma situação temporária, viver fora para sempre é outra decisão.

Autoconhecimento

Tomar consciência das suas escolhas diárias é um exercício que tornará a tarefa de escolher mais interessante, pois, gera uma visão clara de quem você é, do que gosta e pode indicar se a sua decisão tem como base mantê-lo na zona de conforto ou identificar as grandes transformações que poderão mudar sua história, rotina e talvez até sua cultura. Continuando no exemplo de morar fora, você pode decidir não ir pela comodidade de ter suporte familiar para cuidar de ti, mas se decide ir precisa ter consciência de atividades que terá que assumir para cuidar de si mesmo. Ex: Cuidar do seu ambiente, sua roupa sua alimentação, seu orçamento etc.

Conhecer-se profundamente irá lhe ajudar a não se afastar daquilo que verdadeiramente deseja no seu coração e ter claro o que precisa ser mudado e/ou potencializado para sustentar a escolha e atingir os objetivos.

Comprometimento

Não espere que as pessoas decidam por você ou que lhe digam o que fazer ou não fazer. A experiência dos outros é de grande valia e deve servir para lhe fazer refletir sobre as consequências, mas nunca lhe fazer desistir dos seus sonhos. A afirmação “Quem espera sempre alcança” é uma inverdade, se você espera muito é alcançado e ultrapassado, a espera só é positiva quando está dentro de um plano de ação.

Exija mais de você mesmo e bem menos dos outros. Decida que terá uma vida melhor, decida que fará melhor da próxima vez. Decida, entretanto, suporte as consequências.

Ainda falando do nosso exemplo se você decide ficar pela influência dos seus pais que o querem por perto, e isto é natural, mostra que você realmente não está comprometido com sua escolha e com as consequência, pois quando os objetivos estão claros os argumentos são válidos e a família irá apoiar e dar o suporte necessário.

assumir escolhas

ASSUMIR AS ESCOLHAS

Toda escolha tem seu bônus e seu ônus, porém se o propósito estiver claro e bem fundamentado será mais fácil passar pelas adversidades e aproveitar a jornada. Será inevitável lidar com as consequência em situações difíceis e nesta hora reclamar não pode ser uma opção, afinal quando se tem o direito de escolher, automaticamente se adquire a responsabilidade diante das escolhas. Por isso é importante fazer escolhas de forma mais consciente possível. Muitas vezes conselhos irão surgir, mas é importante lembrar que ainda que o outro “decida” por você, será você o grande responsável por elas.

“Ninguém pode construir em teu20140307-084426 lugar as pontes que precisarás passar, para atravessar o rio da vida ninguém, exceto tu, só tu. Existem, por certo, atalhos sem números, e pontes, e semideuses que se oferecerão para levar-te além do rio; mas isso te custaria a tua própria pessoa; tu te hipotecarias e te perderias. Existe no mundo um único caminho por onde só tu podes passar. Onde leva? Não perguntes, segue-o! “Friedrich Nietzsch

Perguntas poderosas sobre a profissão escolhida

  • Que atividades terei de fazer nessa profissão e vou gostar?
  • Que atividades terei de fazer e não vou gostar?
  • Que atividades não farei, mas gostaria de fazer?
  • Que atividades não farei e não gostaria de fazer?

Depois de fazer isso, é preciso considerar se as vantagens e desvantagens vão compensar.

  • Você vai se sentir realizado se não puder usar algumas de suas habilidades?
  • E se tiver de fazer coisas que não gostaria?

“Se eu pudesse deixar algum presente à você, deixaria aceso o sentimento de amar a vida dos seres humanos. A consciência de aprender tudo o que foi ensinado pelo tempo a fora. Lembraria os erros que foram cometidos para que não mais se repetissem. A capacidade de escolher novos rumos. Deixaria para você, se pudesse, o respeito aquilo que é indispensável. Além do pão, o trabalho. Além do trabalho, a ação. E, quando tudo mais faltasse, um segredo: o de buscar no interior de si mesmo a resposta e a força para encontrar a saída”. Mahatma Gandhi

Pais, educadores, escolas que queiram viabilizar um espaço para os seus jovens entre em contato com a gente. Nós as meninas do Trocando Figurinhas teremos o maior prazer em transitar nesse universo do autoconhecimento junto com os seu/sua (s) jovem (ns). Entre em contato e conheça os programas para jovens estudantes do Ensino Médio.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s