Sinapse

sinapses1

A compreensão da transmissão sináptica é decisivo para a o entendimento das operações básicas do sistema nervoso a nível celular. O sistema nervoso controla e coordena as funções corporais e permite que o corpo responda e aja sobre o meio ambiente.

Os neurônios precisam continuamente coletar informações sobre o estado interno do organismo e de seu ambiente externo, avaliar essas informações e coordenar atividades apropriadas à situação e às necessidades atuais da pessoa.

A sinapse funciona como meio de conexão enviando informações entre neurônios e ativando vias neurais. É o local onde se processa toda a nossa vida, desde movimentos e sensações, pensamentos e sonhos e nossas memória.

O processamento destas informações ocorre através de impulsos nervosos, eles podem passar de uma célula a outra, criando assim uma cadeia de informação dentro de uma rede de neurônios. Dois tipos de fenômenos estão envolvidos no processamento do impulso nervoso:

  • Elétrico: Propagam o sinal dentro de um neurônio
  • Químicos: Transmitem o sinal de neurônio a outro ou para uma célula muscular.

Os neurotransmissores possibilitam que os impulsos nervosos de uma célula influencie os impulsos nervosos de outro, permitindo assim que as células do cérebro “conversem entre si.

No processo de coaching é possível desenvolver novas sinapses que estejam congruentes com seus objetivos e eliminar aquelas que trazem sentimentos tóxicos que limitam a potencialização de resultados.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s