Ressignificar

ressignificar

Ressignificar é a capacidade de encarar de forma simples as situações que antes eram complicadas, perceber de uma nova maneira e dar um novo sentido àquilo que já existia no nosso sistema de valores e crenças.

Este processo consiste basicamente em alterar o significado do acontecimento. Ao fazer este movimento mudamos também nossa maneira de pensar e conseguimos agir de outro modo sobre os fatos da vida, ver novos pontos de vista ou levar outros fatores em consideração.

Na linguagem da psicologia atual e da Programação Neurolinguística (PNL) ressignificar faz parte de uma habilidade que temos para atribuir um significado positivo e satisfatório em um acontecimento que muito nos incomoda e passamos a encará-lo com equilíbrio emocional. Este processo desenvolve a capacidade de compreender as circunstâncias da vida.

A pouco tempo encontrei um texto, e ao ler identifiquei que o contexto ainda faz tanto sentido para mim que decidi reescrevê-lo para compartilhar a minha experiência mais intensa com processo de ressignificação.

Na época em que escrevi o texto tinha 19 anos de idade. Eu já me considerava muito madura por tudo que havia vivido. Quando tinha 13 anos, meu irmão, então com 16 anos morreu. Este fato virou a minha vida do avesso e mudou completamente meu papel dentro da minha família. Tive que ser o suporte no momento mais triste da minha vida. Não pude me desesperar, pois sabia que tinha que ajudar as pessoas que eu mais amo. Aliás, foi neste momento que descobri o quanto os amava. Senti necessidade de protegê-los pois eles precisavam de mim.

Tudo na vida acontece por um motivo e conseguir ressignificar a morte do meu irmão foi algo que fez de mim uma pessoa melhor. Este fato me preparou para os desafios que a vida tinha para mim e ainda hoje à medida que as coisas acontecem eu tenho mais certeza disto.

Aprendi com a saudade que sinto do meu irmão que o amor verdadeiro é eterno. É claro que eu sinto falta do abraço, do sorriso e de dividir os momentos especiais da minha vida com ele, porém uma alegria invade meu coração quando resgato os momentos que tivemos juntos e a certeza de que vivi na essência tudo que tinha para viver com ele nesta vida. Sei que ele vive forte no meu coração.

Eu acredito que nossa alma é única e seja aqui neste plano ou em outro temos uma missão para cumprir. Por isto, para alguns, esta passagem por aqui é breve. Meu irmão até hoje é um exemplo de generosidade, alegria, humildade e quanto mais evoluo me sinto mais próxima dele.

O amor verdadeiro se manifesta de várias maneiras independentemente do tipo de ligação. Este tipo de amor nos conecta com a essência do outro, por isto podemos ter amigos irmãos e irmãos amigos, pois o vínculo independe do laço sanguíneo.

Continuo aprendendo com os acontecimentos da minha vida e credito este crescimento à vontade de resolver os problemas de forma efetiva para seguir adiante e ser bem sucedida. Só conseguimos ressignificar os momentos difíceis quando dentro de nós existe o desejo legítimo de ser feliz, pois a escolha sempre é nossa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s