Definindo a eficácia

Para falar em eficácia precisamos antes abordar o conceito de eficiência. Este princípio pode ser facilmente compreendido se recordarmos a fábula de Esopo sobre a galinha dos ovos de ouro, que em resumo trata da impaciência e ganancia de seu dono que mata a galinha para acelerar o processo e perde sua fonte da fortuna.

A maioria das pessoas enxerga a eficácia como a capacidade de produção. Porém a eficácia é o resultado do produto e o meio de produção, ou a capacidade de produzir.

Se você focar somente nos resultados e não cuidar do meio de produção em pouco tempo ficará sem os dois, pois ambos requerem manutenção e controle.

Imagina uma pessoa que começa a ganhar muito dinheiro com um produto e foca somente em usufruir da conquista sem se preocupar em manter e evoluir os processos de produção, está determinado ao fracasso. A eficácia consiste no equilíbrio (P/CP). P representa a Produção dos resultados desejados, CP indica a Capacidade de Produção.

O produto pode ser qualquer coisa, algo material, um relacionamento ou uma mudança de hábito, todos dependem da nossa capacidade de mantê-los e por isto é fundamental que sejamos capazes de relacioná-los a uma recompensa de dentro para fora, não necessariamente o reconhecimento externo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s